domingo, 7 de março de 2010

Tablóide desmistifica personagens dos Contos de Fada

O Tablóide em entrevista telefônica com um importante psicólogo vietnamita que tem estudado durante anos os contos de Fadas e as propriedades dermatológicas do mamão, indica um breve, porém chocante perfil das principais personagens dos contos de fadas. O perfil foi traçado conforme levantamento junto a livros, entrevistas com os populares, filmes, e método traçado pelo próprio psicólogo. Veja uma prévia da entrevista, na qual caem por terra os mitos das supostamente belas e singelas histórias infantis:
- Branca de Neve: Moça racista e preconceituosa. Julgava-se superior por ser de tez alva. Explorava os pobres anões, a quem tinha como escravos nas minas herdadas de seu avô na África do Sul. Apoiou o regime do apartheid tendo doado grande parte dos royalties provenientes dos filmes da Disney. Suspeita-se de que sofria de anemia falciforme.
- Rapunzel: Moça extremamente recatada e religiosa. Devido à mãe super-protetora foi doutrinada na modalidade mais rígida e ortodoxa da religião o que a impedia de cortar os cabelos, usar saia acima do joelho e comer batata frita. Após conhecer seu suposto príncipe se libertou da torre em que vivia e fugiu com seu amado, na verdade um charlatão. Hoje é dona de um boteco na Lapa.
- Bela Adormecida: A versão de que foi amaldiçoada parece uma grande balela. Trata-se de mulher usuária de psicotrópicos depressivos, o que lhe causava enorme e inelutável sonolência. A família abastada tinha medo dos comentários maldosos dos vizinhos e da imprensa e a isolou no quarto da edícula. Nunca apareceu nas fotos dos eventos públicos e nas oficiais de sua linhagem.
- Cinderela: Sérias evidências de que a pobre jovem sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo por limpeza, e era vista como explorada por sua madrasta. Calçava 42, daí a dificuldade em se achar um sapato que lhe servisse. O sapato de cristal foi feito por uma associação beneficente já que se tratava do único material suficientemente resistente na época para suportar o tamanho do pé da garota. Posteriormente morou com presidente da associação com quem teve cinco filhos.

Um comentário: