domingo, 22 de agosto de 2010

Aquecimento global faz Metro (m) aumentar de tamanho

Pode-se dizer que o Aquecimento Global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes. Longe da polêmica de se o aumento da temperatura média se deve a causas naturais ou antropogênicas não se negue que o fenômeno tenha conseqüências terríveis para a vida humana. Existem as mais inúmeras teorias para se determinar o aquecimento global, dentre as dignas de nota estão o movimento das manadas de gnus no Serengueti africano, o revoar das nuvens de gafanhotos no sudeste asiático, e outra que relaciona a alta produção de cacau baiano com o nascimento de meninas na Austrália.

Entretanto parece que a última constatação na comunidade científica internacional poderá causar impactos ainda maiores e mais prejudicais, não bastassem as chuvas torrenciais fora de época e o derretimento acelerado dos picolés. É que o aquecimento global tem elevado as temperaturas de tal modo que o Metro(m) tem aumentado de tamanho.

É o que pôde constatar Jean Marie La Rue, físico da Academia Francesa de Ciências e velocista amador, que aponta que a barra de platina iridiada que indica o metro padrão passou a medir em 05 AGO 10 aproximadamente 1,233m (em dízima periódica inclusive!). O fenômeno conhecido popularmente como “inchaço” é denominado entre os cientistas originalmente como “dilatação dos corpos”.

Ao questionarmos as concessionárias de rodovias no Brasil sobre a notícia, as empresas descartaram eventual aumento nos pedágios, alegando que o metro pode voltar a diminuir de tamanho. Já os fabricantes de papel higiênico e papel toalha, disseram que não pretendem alterar o tamanho de seus produtos já que se anteciparam ao movimento de redução do metro, ainda que este seja bastante difícil, há alguns anos atrás. O INMETRO alega por sua assessoria de imprensa não ter conhecimento tais acontecimentos

Um comentário:

  1. PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM SEGMENTOS FORMADORES DE OPINIÂOP

    Concluím,os pesquisa sobre avaliação da percepção ambiernal da sociedade na região da Grande Vitória (ES) e estamos iniciando outra - esta em âmbito estadual - voltada ao estudo da percepção ambietnal de produtores rurais.

    Núcleo de estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir